Harmonização de cervejas e alimentos: como fazer?

Harmonização de cervejas e alimentos: como fazer?

A harmonização entre vinhos e pratos já é uma prática conhecida até por quem não é fã da bebida. Sabe-se que um vinho de qualidade e adequado ao tipo de prato pode realçar o sabor dos alimentos e tornar a experiência muito mais saborosa. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que também é possível harmonizar cerveja com alimentos, e não só carnes vermelhas – na verdade, cervejas escuras, do tipo porter ou stout, combinam muito com doces. Para saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura.

A harmonização de cervejas, antes de mais nada, é um exercício. Para chegar na melhor combinação, é preciso saber quais ingredientes do prato são mais fortes ou têm sabor dominante. É preciso saber quais são os temperos, as texturas de cada item e se há presença de gordura.

Depois de reunir essas informações, deve-se considerar os ingredientes de uma cerveja que podem combinar com os ingredientes do prato, as características, teor alcoólico etc. No início você poderá cometer erros, o que é natural, principalmente para quem não é especialista, porém, algumas regras podem ajudar nesse processo. 

  • Harmonização por semelhança: é a forma mais simples. Os elementos da cerveja e do prato são parecidos ou iguais, considerando doçura, acidez, tostados, frutados, herbais e condimentos da bebida.
  • Harmonização por contraste: a harmonização é feita pelas diferenças. Elementos opostos entram em contraste e bloqueiam os excessos uns dos outros, levando à harmonização. Uma sobremesa muito doce, por exemplo, vai harmonizar com uma cerveja amarga – uma característica quebra o excesso da outra.
  • Harmonização por complemento: é a forma mais complexa, na qual os elementos devem se complementar. A bebida ou a comida deve adicionar um sabor ou sensação que falta ao paladar quando são consumidos separadamente.
Harmonização de cervejas e alimentos: como fazer?
 

Cervejas e pratos a harmonizar

Cervejas pilsen: são leves e claras e devem acompanhar pratos mais leves. Costumam combinar com aperitivos como queijos brancos, nozes, castanhas e amendoins, frutas secas, pastéis, comidas de boteco etc.

 

Cervejas india pale ale: são originárias do Reino Unido e divididas em três subtipos, English IPA, com amargor moderado; American IPA, de amargor alto, e Imperial IPA, de amargor muito alto e teor alcoólico elevado. Elas têm alta concentração de lúpulo, uma característica que ajuda a limpar o paladar. Combina com comidas mais gordurosas, como carnes assadas, pizzas ou molhos de sabor forte.

 

Cervejas belgian strong gold ale: têm coloração dourada, sabor frutado e levemente condimentado. Podem chegar a até 10,5% de teor alcoólico. É uma bebida versátil, que casa com frutos do mar de sabor intenso, como mexilhões, e peixes mais gordurosos, além de carnes vermelhas suaves, como vitela, e molhos com características mais florais, como o pesto.

 

Cervejas weiss: são feitas de trigo e têm sabor ácido e frutado, que lembram banana e levemente condimentados, como cravo. Típicas do Sul da Alemanha, casam bem com pratos leves, mas que têm ingredientes marcantes, como saladas com tomate, queijos de sabor característico, como o de cabra, e pratos da culinária oriental. Também harmonizam bem com aves, frutos do mar, queijos minas e brie, e comidas apimentadas, já que suavizam o efeito picante devido à sua amargura e a carbonatação.

 

Cervejas rauchbier: têm sabor defumado e forte. Harmonizam com pratos gordurosos e de sabor forte, como feijoada, feijão tropeiro, receitas que têm como ingredientes salame, paio, feijão e linguiça. Também combinam bem com churrasco.

 

Cervejas Vienna lager: têm características mais ligadas aos maltes, e as versões americanas têm aromas e sabores cítricos. Harmonizam bem com aves assadas, como frango, e pratos temperados, como tacos mexicanos. 

 

Cervejas bock: tem cor avermelhada ou marrom, com teor alcoólico até 8%, e sabor destacado de malte, lembrando caramelo, amêndoas e toffee. Pedem carnes vermelhas, bisteca suína e queijos semiduros, como gouda, edam e jarlsberg.

 

Cervejas american lager: é uma bebida leve, refrescante, de cor dourada ou amarelo claro, sabor maltado e amargor discreto. São encorpadas e podem ter mais lúpulo, o que eleva o amargor. Na hora da harmonização, casam com saladas, peixe branco grelhado, queijos suaves e aves.

 

Cervejas porter ou stout: são cervejas escuras, com notas de café e chocolate. É uma boa opção para harmonizar com sobremesas, como bolo de chocolate, brownie ou cheesecake. Em relação a pratos salgados, vai bem com carne grelhada, defumada, churrasco e molho barbecue. Também acompanha queijos fortes, como gorgonzola, parmesão ou gouda.

 

É claro que as regras podem ajudar, mas elas não são “inquebráveis”. O que você pode fazer é testar cervejas com pratos diversos, seguindo as diretrizes da harmonização, e encontrar novas combinações. 

Para mais conteúdos sobre gastronomia, não deixe de conferir sempre o blog do Pátio Gourmet. Até a próxima!

Harmonização de cervejas e alimentos: como fazer?
 

Gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp